DEUSES AMERICANOS (Neil Gaiman)

            Eu li esse livro com alguns anos de delay desde seu lançamento em 2001. Fiquei sabendo da premissa na ocasião do lançamento da série do Amazon Prime, e fiquei muito curioso: deuses antigos que estão perdendo força graças à aparição dos novos deuses, elevados à essa posição através da adoração dos humanos — Mídia, Tecnologia, Dinheiro, entre outros que tomaram o lugar dos antigos deuses. Às vezes pensava como faria funcionar uma história dessas se fosse eu o autor, mas minha imaginação não ia muito longe.

            Achei tão criativa a ideia que incluí o livro na minha wishlist, mas só o consegui de fato depois de assistir às duas temporadas da série. Enredo: Shadow Moon é liberado da sua sentença uma semana antes da data oficial por conta da morte de sua esposa. Ainda no vôo para sua cidade, ele conhece um homem misterioso que lhe oferece emprego como “guarda-costas” em troca de generosas recompensas. Depois de muita relutância e meio sem rumo na vida, Shadow aceita o acordo e passa a seguir o sr. Wednesday cuidando de seus negócios numa road trip pelos Estados Unidos. Só que essa viagem se torna muito mais psicodélica do que ele poderia esperar. A história principal é intercalada com capítulos que descrevem como vários deuses de culturas do mundo todo foram trazidos aos EUA.

            Neil Gaiman usa referências religiosas de várias culturas, meio que dando aos deuses personalidades que os aproximam dos humanos, da mesma forma que faz com os novos deuses, como se vivessem entre as pessoas despercebidamente. E também usou como cenário vários lugares pelos quais ele mesmo passou enquanto escrevia a história.

            Deuses Americanos parece que divide os leitores entre os que amaram e os que odiaram, e pessoalmente não tenho certeza do motivo disso acontecer. São tantas opiniões e interpretações variadas que a melhor coisa que quem está curioso pode fazer é ler e tirar suas próprias conclusões. Eu gostei muito e como sempre, recomendo o livro antes da série. Até mesmo porque ela ainda não foi terminada, e sinceramente não sei se haverá uma terceira temporada depois dos problemas que andaram rolando com a produção e o elenco…

Deuses Americanos

Neil Gaiman

Editora Intrínseca

576 páginas

Deixe um comentário